Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019 - Barra de Guaratiba - RJ - CEP: 23020-240 - Brasil Tel: (21) 2410-1412
E-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br

SRBM PROMOVE PALESTRA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS





      O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), em parceria com o Instituto Vital Brazil (IVB), promoveu, no mês de abril, em seu auditório, palestras sobre serpentes e artrópodos.
        Ministradas pelo biólogo Wanderley Rodrigues, as palestras abordaram a identificação das diferentes espécies de cobras peçonhentas e não peçonhentas, sua biologia, seus hábitos, primeiros socorros, prevenção de acidentes e técnicas de captura.  O programa foi dividido em partes teórica e prática, com apresentação de serpentes vivas.
       Esta parceria foi motivada pelo interesse do SRBM em instruir sua equipe sobre animais peçonhentos, importante prevenção para o trabalho cotidiano nos jardins. 
    Visando proporcionar uma maior difusão desse conhecimento, foram realizadas duas palestras, estendidas a outras instituições de Guaratiba. Além dos servidores e terceirizados do SRBM, compareceram ao Evento proprietários de hortos locais, integrantes do Polo Gastronômico de Guaratiba e servidores do Centro de Avaliações do Exército (CAEX).
        Criado, em 1919, pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, o Instituto Vital Brazil é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde. No Instituto, são produzidos antídotos contra tétano, raiva e antipeçonhentos, usados no tratamento de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões.

2 comentários:

  1. A palestra foi de extrema importância para esclarecimento de todas as pessoas que vivem a rotina diária do sítio e pessoas da região. Curti muito este momento!! Felipe Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, ficamos satisfeitos com o resultado também. Esperamos que tenhamos contribuído para um melhor conhecimento sobre estes animais.

      Excluir



O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).
Este blog nasce da necessidade de reunir os links de todas as publicações referentes ao SRBM que já existiam na Internet para mais facilmente indicá-las aos interessados.